Baleias Jubarte

Abrolhos, o berço das baleias.


Criado em 1983, pelo Ibama, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é um conjunto de ilhas vulcânicas e recifes coralíneos. Localizado a 36 milhas náuticas (aproximadamente 70 quilômetros) da costa do Extremo Sul da Bahia. É uma das mais significativas áreas do litoral brasileiro, pela sua enorme biodiversidade e importantes ecossistemas.



O Banco de Abrolhos é berço da baleia jubarte, que fazem dessa região seu refúgio de amamentação e reprodução, entre os meses de julho e novembro. É a mais importante área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental.



O Parque é fundamental ao desenvolvimento das atividades pesqueiras. Devido à proibição da pesca em seus limites, os corais representam um importante criadouro de peixes que, cada vez mais, tende a povoar áreas vizinhas, garantindo a exploração sustentável da pesca na região.




Essas magníficas criaturas têm ainda como característica marcante as nadadeiras peitorais, extremamente longas, podendo atingir até cinco metros, quase um terço do seu corpo. As fêmeas, que são um pouco maiores que os machos, medem cerca de 14 metros e pesam 40 toneladas. Em fuga, podem atingir a velocidade de 27 quilômetros por hora.



As jubartes realizam migrações sazonais entre as áreas de alimentação, nos pólos, e as de reprodução, em regiões tropicais. Buscam águas quentes, tranqüilas e pouco profundas, como as de Abrolhos, para acasalar e ter um único filhote, que nasce após uma gestação de aproximadamente 11 meses.



Caçadas e ameaçadas



A baleia jubarte está entre os mamíferos mais ameaçados do mundo. Caçada impiedosamente desde o século XVII, por conta do valor comercial de seus subprodutos, principalmente o óleo, a espécie quase foi extinta.



Antes da caça, a população mundial era de aproximadamente 150 mil indivíduos. Hoje, mesmo após décadas de proteção integral, restam pouco mais de 35 mil indivíduos em todos os oceanos.



No Brasil a baleia jubarte integra a Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção/IBAMA. Sua população vem se recuperando lentamente, protegida desde a proibição total da caça em águas brasileiras, através do Decreto Lei nº 7,643, de 18 de dezembro de 1987.



Mesmo assim, a espécie ainda enfrenta várias ameaças, como a poluição dos ambientes costeiros, o tráfego de embarcações e o emalhamento, principalmente de filhotes, em redes de pesca.